A AUDIOTON é uma empresa representante do grupo SONOVA que se dedica no desenvolvimento e distribuição de tecnologia audiológica com precisão Suíça.
O ser humano possui cinco sentidos que lhe permitem conhecer o mundo. Todas as crianças nascem com um espírito aberto, prontas a receber informações através dos sentimentos. Quanto mais informação a criança recebe, melhor poderá compreender e participar no mundo que a rodeia. Os sentidos são as ferramentas que nos permitem aprender a comunicar.
O sentido da audição da criança é crucial para o desenvolvimento da fala e da linguagem, pelo que é importante que uma eventual perda de audição seja constatada o mais precocemente possível. Atrasos significativos ao nível do desenvolvimento da fala e da linguagem poderão ser evitados se a perda de audição for tratada precocemente.
Ter de reconhecer que o filho sofre de perda de audição poderá ser avassalador para os pais. Serão confrontados com um grande numero de informações que vão ter de compreender, de perguntas que vão querer fazer e de decisões que vão ter de tomar. Para além destes aspectos emocionais.
A família da criança constitui uma parte essencial da rede de apoio, a qual também inclui os técnicos que regulam e afinam os aparelhos auditivos, os professores bem como outro pessoal técnico. Esperamos que este livro possa contribuir para uma base de informação ampla e sólida relativa a crianças com perda de audição.
A partir do momento em que existe uma suspeita de perda de audição, ou do momento em que foi estabelecido do diagnóstico, a família entra num mundo completamente novo de informação e terminologia. Uma compreensão clara e detalhada da perda de audição, começando pela função de nossos órgãos de audição até aos diferentes tipos de exames de diagnóstico, ajudará os pais a construir uma base para a tomada de futuras decisões e facilitará a adaptação à nova situação.
Esta compreensão é relevante para o amor e a alegria que um filho especial nos pode fazer sentir.
Muitas pessoas relacionam a perda auditiva com a idade. Mas apesar de a maior parte das perdas auditivas estarem, de facto, relacionados com a idade, poderão também dever-se a muitos outros factores. Poderão ter origem em factores de ordem hereditária, patológica (devido a doença) ou idiopática (de origem desconhecida). A perda de audição divide-se, normalmente, em duas categorias: Perda de audição condutiva e perda de audição neurosensorial, dependendo da parte do ouvido onde se verifica a perda de audição. Uma criança poderá também ter uma perda de audição mista que resulta da combinação das duas categorias.
Com vista a poder aplicar o tratamento certo, é necessário saber qual o tipo de perda de audição de que se trata.
Os testes auditivos mais ultilizados em crianças pequenas
Histórico do paciente
Será recolhido o máximo de informações possível com vista a determinar a causa da perda de audição, eventuais conseqüências e complicações, bem como as estratégias de tratamento apropriadas. Serão feitas perguntas sobre a família, o ambiente, doenças e gravidez. Lembre-se de que para além de serem rigorosamente confidenciais, todas as informações poderão também ser uma ajuda importante para o tratamento subseqüente.
Um otoscópio é um instrumento que emite uma luz, concebido de forma a permitir a observação nítida do canal auditivo e do típano. O otoscópio poderá ajudar a relevar eventuais anomalias físicas que poderão estar na origem da perda de audição.
Este teste, que poderá comprovar uma eventual perda auditiva sem que o seu filho participe ativamente no teste, é muito rápido e é frequentemente realizado na maternidade, pouco tempo depois de a criança nascer. Através deste teste é medida a atividade produzida pelas pequenas células ciliadas no ouvido interno ao serem estimuladas por som. Os teste é efetuado com a criança em repouso ou a dormir.
Um implante coclear é um dispositivo em miniatura que permite às crianças com perda de audição profunda captar sons. O dispositivo contém um conjunto de elétrodos que são implantados na cóclea
(o caracol) no ouvido interno. Os elétrodos geram atividade elétrica que estimula diretamente o nervo auditivo o qual, em seguida, transmite a informação ao centro auditivo do cérebro.
Dado que o implante tem de ser introduzido no ouvido interno, irá, inevitavelmente, destruir as células sensórias ou células ciliadas remanescentes no ouvido interno. Mas dado que as crianças com perda de audição biauricular profunda possuem muito poucas ou quase nenhumas células ciliadas no ouvido interno, a audição que o implante coclear lhes pode proporcionar justifica a destruição dessas poucas células. Assim, o implante é normalmente recomendado para crianças com perda de audição profunda em ambos os ouvidos, nas quais as tentativas anteriores com aparelhos auditivos não produziam resultados positivos. O implante coclear poderá ser alternativa positiva numa situação destas.
O implante raramente se realiza antes de a criança ter 18 meses de idade. São efetuados exames muito rigorosos para determinar se a criança é uma candidata adequada a um implante coclear.
Estimulação pré-natal
Quando atinge a 20° semana de gestação, o feto humano possui uma espécie de capacidade auditiva. Esta capacidade auditiva irá desenvolver-se e amadurecer ao longo do resto da gravidez. O feto consegue ouvir sons produzidos no exterior do corpo da mãe, embora oiça muito melhor os sons de baixa freqüência.
0-4 meses
A criança assusta-se com sons súbitos ou fortes. Começa a seguir os sons com o olhar ou volta a cabeça na direção do som.
3-6 meses
A criança começa a interessar-se pelos diferentes sons e tenta, ela mesma, produzir sons. Aparentemente reconhece as vozes que lhe são familiares.
6-12 meses
A criança começa a entender algumas palavras, como “mamã” e “olá”. Começa a entender mensagens simples.
12-18 meses
A criança começa a formar palavras em vez de palrar.nesta idade consegue dizer cerca de 20 palavras e compreende cerca de 50.
As crianças nascem com um espírito aberto e livres de preconceitos. Aceitam o mundo à sua volta tal como ele se apresenta.
Uma criança com perda de audição não tem a noção de que é “portadora de deficiência”, a menos que aprenda a sentir-se como tal. O ser humano possui uma capacidade incrível para compensar as imperfeições, maiores ou menores, quer se trate de perda de visão, de uma constituição fraca ou de um temperamento irascível.
A imagem que a família e os amigos de uma criança com perde de audição formaram em relação ao problema poderá ter um grande influência na auto-imagem e na autoconfiança da criança. Se procurar estar bem informado, se mantiver um espírito aberto, se lhe der apoio e tiver uma atitude geralmente positiva em relação à perda de audição, será uma ajuda para que o seu filho mantenha o espírito aberto e a atitude positiva com que nasceu.
A criança não procura se assusta com sons fortes.
A criança não procura localizar a fonte de som, por exemplo voltando a cabeça na direção da pessoa que está a falar. Uma criança com cerda de 5-6 meses de idade com audição normal, tentará, normalmente, localizar a fonte do som.
A criança precisa, de um modo geral, de um volume de som mais alto para poder funcionar.
Costuma sentar-se muito próximo da televisão ou aumenta o volume do som ou diz “o quê” com muita freqüência quando falam com ela. A criança parece não reagir quando a chamam.
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